9 de março de 2010

Rotina semanal 1º anos

Semana 08 à 12 de março

DIA: 08/03 – 2ª FEIRA
Expectativas: Desenvolver comportamentos para escutar leituras de histórias com atenção.
Diferenciar tipos de gêneros textuais e emitir comentários pessoais sobre a leitura.
LEITURA:
As fadas
Gênero literário/ contos - Charles Perrault - Col. Volta e meia

ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
* roda de conversa
* leitura do título
*escrita do nome com apoio das letras movéis
*leitura de parlendas (destaque das letras do alfabeto)
*ilustração da história

MATEMÁTICA
Expectativas: Refletir acerca das regularidades do sistema numérico; produzir escritas e leitura numéricas ainda que não sejam registros convencionais.

*Resoluções de problemas (com uso do material dourado)
*contagem através de músicas que constam números;
*iniciação de gráficos

DIA: 09/03 – 3ª FEIRA
Expectativas: antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens.
LEITURA:
A flor amarela
Gênero: literário/ poesia - Cecília Meireles
ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA
*roda de conversa
*ilustração da poesia
*escrita de nomes com letras moveis
MATEMÁTICA
Expectativas: Refletir acerca das regularidades do sistema numérico, através de contagem de objetos para memorização da seqüência numérica.
Resoluções de problemas
•hora de leitura
*cantando músicas infantis

DIA: 10/03 – 4ª FEIRA
Expectativas: Utilizar das recitações como meio para a compreensão da letra e seu valor sonoro.
LEITURA: Parlenda
Fui passar na pinguelinha...
Gênero literário / parlenda
ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
* identificação de palavras chaves ( 1ª e última letra)
*leitura no cartaz (pseudo-leitura)
MATEMÁTICA
*contando objetos através de desenhos
*leitura e escrita de números

DIA: 11/03 – 5ª FEIRA
Expectativas: Antecipar e comparar informações de versões diferentes da mesma história. Reconhecer personagens e suas características.
LEITURA:
Chapeuzinho Amarelo - De Chico Buarque
Gênero literário/ contos
ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
revisão de outras versões
*tipos de comidas;
*final da história
*ilustração
MATEMATICA
Expectativa: Identificar números em diversas situações de acordo com suas hipóteses.
*leitura e escrita de numerais
*brincando e cantando

DIA: 12/03 - 6ª FEIRA
Expectativas: Identificar estruturas de um bilhete como práticas social. E a escrita do próprio nome.
LEITURA / Escrita de um bilhete para alertar Chapeuzinho Vermelho.
•leitura do bilhete
a importância do bilhete como forma de comunicação;
*escrita do nome através de um modelo (crachá)
*brincadeiras e jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário