23 de março de 2010

Rotina Semanal 1ºs anos

Semana 22 à 26 de março
DIA: 22/03 – 2ª FEIRA
Expectativa: Desenvolver comportamentos para escutar leitura de diferentes gêneros. Emitir comentários pessoais referente aos textos lidos ou outros assuntos em discussão.
LEITURA: O último andar
Gênero literário/ poesia - Cecília Meireles – Ou isto ou aquilo
Atividade de leitura e escrita
*roda da conversa
*letra inicial e letra final da palavra
*leitura do alfabeto
* leitura de texto de memória
matemática
Expectativa: Produzir escritas numéricas ainda que não seja registro convencional.
*escrita de números e quantidades;
*desenho de quantidades;

Hora de cantar

DIA: 23/03 – 3ª FEIRA
Expectativa: Conhecer diferentes tipos de portadores textuais para aos poucos ir identificando as características dos textos.
LEITURA: A bela adormecida - Grimm/ gênero literário/ conto
Atividade de leitura e escrita
* escrita do nome com apoio das letras móveis;
*identificando os nomes dos personagens;
*ilustração do conto * roda da conversa sobre o assunto
MATEMÁTICA
Expectativa: Refletir acerca do significado dos numerais em nossa vida no cotidiano.
*contagem com material dourado;
*ilustração de quantidade.
Hora de música

DIA:24/03 – 4ª FEIRA
Expectativa: Relacionar a leitura de textos e antecipar significados através das ilustrações ou desenho
LEITURA: A gansa dos ovos de ouro
Gênero literário/ fabula de Esopo
Atividade de leitura e escrita
*ilustração da fábula * escrita do nome nas atividades
Matemática
Expectativa: Realizar a leitura e escrita dos numerais através das músicas que envolvem números.
A galinha do vizinho - Um, dois feijão com arroz - 1,2,3 indiozinhos.

DIA: 25/03 – 5ª FEIRA
Expectativa: Recorrer ao alfabeto para escrita de nomes dos colegas e utilizar jogos com letras para facilitar a compreensão.
Atividade de leitura e escrita
*bingo de letras do alfabeto;
* jogo da forca (usando título de contos)
Matemática
Expectativa: Refletir acerca das regularidades do sistema numérico. Identificar pontos de referência para indicar sua localização na sala de aula.
*numerais
*localização em sala de aula (identificação através de desenho) * jogos e brincadeiras

DIA: 26/03 – 6ª FEIRA
Expectativa: Demonstrar consciência crescente sobre as regularidades do sistema de escrita de acordo com suas hipóteses.
LEITURA: Cadê o toucinho que estava aqui?
Gênero literário/ parlenda
Atividade de leitura e escrita
*ilustração do conto
*roda de conversa sobre o assunto
*hora da brincadeira e jogos
Matemática
Expectativa: Utilizar e identificar o calendário, identificando os dias, meses e ano;
Calendário.

2 comentários:

  1. Parabéns Claudia!Gostamos muito da elaboração das rotinas,principalmente dos 1º anos,porque descrevem as expectativas de aprendizagem,isso é muito importante pois traz para a pratica uma estudo e reflexão sobre a fundamentação teórica e até segurança ao professor.Parabéns a todos os profissionais da sua escola.Luciana(Barnabé )e Maria Teresa(Manoel Alexandre)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela participação!!!
    Aceitamos sugestões, críticas e também elogios, rs...
    Abraços
    Cláudia

    ResponderExcluir